A questão acerca da realidade das raças humanas é complexa e delicada. Como se posicionar filosoficamente sobre essa questão? O evento promoverá uma reflexão e discussão sobre o conceito de raça a partir da interseção entre metafísica e política. O evento contempla tanto a dimensão da reconstrução histórica como a dimensão teórica. Por um lado, serão trabalhadas as conexões entre o projeto filosófico da modernidade e a fundamentação do racismo nos séculos XVII e XVIII [Prof. Érico Andrade, UFPE]. Por outro lado, a discussão do conceito de raça será abordada a partir do debate contemporâneo acerca dos gêneros naturais e sociais. Um foco do evento será, portanto, avaliar os argumentos a favor e contra as principais posições teóricas no debate contemporâneo sobre metafísica da raça, isto é, os argumentos a favor e contra o realismo natural (posição que afirma a existência biológica de raças), o realismo construcionista (posição que afirma que raças existem enquanto construções sociais) e o ceticismo/eliminativismo (que nega a existência das raças) – [Prof. Rogério Corrêa, UFPE]. Esta discussão visa contribuir para o esclarecimento das bases do racismo, bem como de seu estatuto teórico [Prof. Franz Knappik, Universidade de Bergen].

O encontro terá um espaço dedicado à apresentação de trabalhos de estudantes de pós-graduação de diferentes áreas de conhecimento que abordem a questão da raça.

As apresentações terão uma duração de 25 minutos e serão seguidas por um debate. Os/as interessados/as podem enviar um resumo de 500 palavras ao seguinte endereço email: sanfede@hotmail.it O prazo para o recebimento dos resumos é dia 08 de Junho.